Seu streaming brasileiro de Rock!
Bandas

O Rock Não Morreu – Os lançamentos de janeiro de 2022

4 min leitura

Mensalmente buscamos lançamentos de bandas e artistas independentes do Brasil, para comprovar que o rock não morreu.

No primeiro mês do ano foram mais de 20 lançamentos de diversos estilos e com muita qualidade nas produções. Confira!

AUTORAMAS – AUTOINTITULADO

Começamos nossos lançamentos com o novo disco de uma das maiores bandas independentes do Brasil, os Autoramas, com “Autointitulado”.

Passeando pelo garage, surf e rock alternativo, o quarteto mostra muita qualidade em canções que são, hora divertidas, hora críticas, mas sempre muito bem construídas.

Com 12 faixas, o disco possui uma série de singles lançados ainda no ano passado, mas algumas boas novidades, como a canção “No Dope”, que ganhou um videoclipe junto com o lançamento. Vale a pena conferir!

PARANOIA BOMB – IDEAL SEM NEXO

Os brasilienses da Paranoia Bomb lançaram o single “Ideal Sem Nexo”, uma música que critica os ideais conservadores.

O som possui uma pegada bem legal misturando o rock n’ roll mais tradicional com o punk rock. Assim, o quarteto traz elementos que mostram influências de bandas como Social Distortion e The Clash.

Com instrumental e vocais muito bem trabalhados, a banda cria uma canção poderosa e, ao mesmo tempo, melódica e que merece a audição.

ESKRÖTA – T3RROR

O power trio Eskröta, do interior paulista, lançou o EP “T3RROR”, um ótimo trabalho de música extrema.

Com a mistura de metal e hardcore, a banda mostra um disco de trash/crossover bem consistente, com bons riffs de guitarra, bateria e baixo muito pesados e um ótimo trabalho com as vozes.

O EP possui seis canções, que apesar dos nomes, com temáticas de filmes de terror, possui letras mais profundas e envolvem outros assuntos, como críticas sociais e políticas. Ótima banda para quem curte sons mais pesados.

UNICIRCLE – THIS IS WHO WE ARE

Os paulistas da Unicircle iniciaram o ano lançando o bom single “This Is Who We Are”.

Heavy Metal em seu melhor estado, com boas linhas de guitarra, solos, bateria e baixo bem coesos e um ótimo trabalho vocal. A letra, em inglês, critica ações como repressão e tortura, chama o ouvinte para uma reflexão e fala de liberdade e amor, como os elementos que representam a banda.

DECALTERS – IR ALÉM

Os paulistas da Decalters trazem o lançamento do EP “Ir Além”.

Com três canções, o trabalho do quarteto é baseado no pop punk e traz um trabalho instrumental bem legal, com riffs melódicos de guitarra, linhas de baixo interessantes e que conversam bem com a levada da bateria.

A influência de bandas do início dos 2000 é nítida no som da banda e também nas letras, que falam bastante de relacionamentos e questões pessoais.

THE MELTIES – CIGARETTTE

Quase no fim de janeiro, o quarteto paulista The Melties apresentou o single “Cigarette”.

Com muito peso e vigor no som, a banda apresenta um indie rock de qualidade com alguns elementos do punk rock.

O single marca um novo momento na banda, que mudou sua formação e apresenta o primeiro trabalho com a nova vocalista. Alias, vale o destaque para o trabalho de vocais e backings, muito bem produzido na gravação.

SYLVESTRA BIANCHI – DANCING WITH THE ELVES

A cantora Sylvestra Bianchi apresentou o single “Dancing With Elves”.

Com um misto de soul e rock n’ roll, a artista canta a história de um sonho mágico em um encontro com elfos na floresta. Os arranjos instrumentais são de um grande primor, mostrando que a cantora está muito bem acompanhada para suas gravações.

O vocal de Sylvestra também se destaca, com um belíssimo timbre, que lembra grandes nomes da música, como The Marvelletes, The Ronnettes e Amy Winehouse. Um som que vale a pena ser ouvido.

BLACK PANTERA – PADRÃO É O CARALHO

O power trio Black Pantera, de Uberaba (MG), lançou o ótimo single “Padrão é o Caralho”.

Com uma boa mistura entre o hardcore e o metal, a banda mostra muito vigor com o som, que questiona os padrões impostos pela sociedade, destacando como ponto principal a negritude e o racismo.

Na parte instrumental os riffs de guitarra e a pegada de baixo e bateria tiram o fôlego do ouvinte, uma porrada sonora de respeito. Com méritos a banda está entre as anunciadas para tocar no Rock in Rio 2022.

BANDA O PROJETO – FICA

O quarteto paulista de rock alternativo O Projeto lançou o single “Fica”.

A canção tem uma ambientação muito bem trabalhada. Os arranjos de guitarra vão dando o tom, enquanto o groove do baixo e a levada da bateria vão carregando a força da música.

Na parte vocal, que flutua entre o soturno e calmo ao angustiado, dão o tom do single, que mostra bem a qualidade da banda. Vale a pena sacar o trabalho.

OS SPOILERS – SPOILERS

Fechando os lançamentos de janeiro, a banda Os Spoilers lançou o single “Spoilers”.

O trabalho é o segundo single da banda paulista, que conta com a presença do líder do Ira!, Nasi, nos vocais.

O som tem uma pegada garage punk, com guitarras rasgadas e distorcidas e baixo e bateria bem marcadas. Um ótimo trabalho, que traz frescor e une gerações do rock nacional.

MAIS LANÇAMENTOS

GENOMMA – FOGO E NÃO FAGULHA (SINGLE)

SAMYR RATHGE – O GRITO (SINGLE)

VENUZ – SEVEN (SINGLE/CLIPE)

RIVERSIDE JACK – CRAZY TRAIN (SINGLE)

DESOLATION – THE UNHOLY SPIRIT (EP)

OS DECRÉPTOS – NINGUÉM SE IMPORTA COM VOCÊ (SINGLE)

SUPERSELF – PRA SER MAIS (SINGLE)

EXCENE – QUE SEJA ASSIM (SINGLE)

TOOLREST – QUEM DEVO SER (SINGLE)

NO CAPTAIN – CARTAS (SINGLE)

BROTHERS OF BRAZIL – SURREAL VIROU NORMAL (SINGLE)

NOVEDEZESSEIS – RESSACA (SINGLE)

SATURNINA – PARANOIA GIGANTE (SINGLE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.