Seu streaming brasileiro de Rock!
Bandas

PRINCIPAIS LANÇAMENTOS NACIONAIS DE 2021

4 min leitura

Mensalmente, na coluna “O Rock Não Morreu” trazemos alguns dos lançamentos que rolaram no rock independente nacional. Para começar 2022, decidimos selecionar 10 álbuns (e 1 single) que mais nos chamaram a atenção em 2021.

VIOLET SODA – UNPLUGGED

O Violet Soda lançou o disco Unpluged, com dez músicas em versões desplugadas. Com uma estrutura que funde o garage rock, o punk e o grunge com uma pegada crua, aliada ao excelente vocal de Karen Dió a banda ganhou muito destaque no cenário nacional, inclusive sendo citada em publicações internacionais.

Com arranjos e produção impecáveis, vale muito a pena conferir o trabalho da banda paulista, que foi uma das novidades mais legais do rock nacional dos últimos anos, mas que, infelizmente, anunciou seu fim ano passado.

MARCELO GROSS – TEMPO LOUCO

O terceiro disco solo, do ex-Cachorro Grande Marcelo Gross, “Tempo Louco” é mais um dos bons destaques de 2021.

Com muita psicodelia, r&b e belos arranjos de guitarra, o disco tem uma aura sessentista, ao mesmo tempo que é moderno. Além do grande trabalho instrumental, o álbum também tem ótimas letras, uma das marcas da carreira de Gross. Destaque para a bela “Ela Não Quer” e para psicodélica “Carnaval”.

SUGAR KANE – NOVIDADE MÉDIA

Com mais de 20 anos de história, os curitibanos do Sugar Kane lançaram em 2021 o ótimo disco “Novidade Média”.

Com 10 canções, o disco mostra que a banda ainda consegue ser relevante e lançar material de ótima qualidade mesmo após tantos anos de estrada. Com letras muito bem escritas e ótimas melodias que, ao mesmo tempo que evocam o melhor do hardcore da banda, trazem muito frescor, o disco pode entrar facilmente no top 3 de melhores trabalhos da banda.

MALVADA – A NOITE VAI FERVER

O quarteto Malvada lançou em agosto seu primeiro disco full, chamado de “A Noite Vai Ferver” e foi um dos destaques do ano.

Com nove faixas o disco tem uma ótima pegada hard rock. Super bem produzido, o trabalho tem instrumental muito bem feito, com bons arranjos, riffs e levadas. Não a toa, as minas são um dos principais novos nomes do estilo no Brasil.

PARALLÈLES – PARALLÈLES

Outro ótimo lançamento nacional que rolou em agosto de 2021 foi o primeiro disco full, das paulistanas do Parallèles, o homônimo “Parallèles”.

Garage, surf, punk, órgão Hammond, fuzz, levada dançante e envolvente, tudo numa vibe anos 60 modernizada. O disco tem um trabalho de construção das músicas muito bem feito, produção impecável e pronto para colocar todos para dançar.

 DER BAUM – DB93

Do ABC Paulista, o quarteto Der Baum lançou no fim de setembro seu segundo disco full, “DB93”.

A banda, uma das boas novidades da safra de artistas dos anos 10 do rock nacional, faz um ótimo trabalho mixando influências de New Wave e Post Punk com ideias modernas, criando um som forte e cheio de personalidade.

O disco, com 10 faixas, conta com participações especiais de Cris Botarelli, do Far From Alaska, Carol Navarro, da Supercombo, e da cantora Madame Mim.

CHARLOTTE MATOU UM CARA – ATENTAS

As paulistanas da Charlotte Matou um Cara lançaram o full “Atentas”. Com muita velocidade, vigor e peso o trabalho é uma boa pedida para quem gosta de punk rock e seus subgêneros.

O disco possui 10 canções com boas letras em português, que apresentam críticas políticas e sociais. Destaque para a ótima versão de “Festa Punk”, dos Replicantes, enaltecendo as bandas do punk nacional formadas por mulheres.  Um ótimo lançamento, que vale a audição!

HARD N’ DOGS – THE CLIENT IS ALWAYS WRONG

Aos 45 do segundo tempo de 2021, a Hard n’ Dogs, trio de hard rock cearense, trouxe à vida o disco “The Client is Always Wrong”.

Lançado nos últimos dias do ano, o disco possui nove faixas e traz um trabalho bem produzido com base no hard rock dos anos 80 e 90. Com bons riffs de guitarra, muita distorção e letras, na maior parte, em inglês, o trabalho é muito bem feito e evoca os principais elementos do hard rock. A banda consegue congregar as influências e criar seu próprio trabalho.

Chegou no fim, mas fez por onde estar nessa lista de destaques.

BADKE – MÁQUINA DE MOER FANTASMAS

O músico carioca Henrique Badke lançou em novembro o disco “Máquina de Moer Fantasmas”, onde congregou 12 singles que lançou durante 2021.

Um incansável compositor de músicas chiclete, no trabalho, Badke se reinventa, misturando suas influências do bubblegum ramônico com elementos pops e acústicos, para criar um ótimo trabalho.

Trocando a distorção da guitarra pelo violão, o músico além de ter feito um belo lançamento, se destacou pela presença virtual, com live shows semanais no Instagram, um dos grandes destaques de 2021.

SEBASTIANISMOS – TÓXICO

Fechando os destaques de 2021, temos o músico Sebastianismos, que lançou o disco “Tóxico”, uma das boas novidades que apareceram por aqui.

Com uma base que se utiliza do pop punk, o artista moderniza o estilo, tal qual vem acontecendo nos Estados Unidos, e faz um trabalho interessante que contou com algumas participações especiais, como de Badauí, vocalista do CPM 22, na faixa “Não Mudaria Nada”.

O trabalho possui 10 faixas e mostra uma pegada bem diferente em relação ao primeiro disco do músico, lançado em 2020.

MEU FUNERAL – DANÇAR (single)

Os cariocas da Meu Funeral, talvez tenham sido um dos principais novos nomes do rock nacional em 2021. Com uma série de lançamentos, como o ótimo EP “Coisa de Satanás” e um single de Natal. Contudo, o quarteto conseguiu romper a bolha do rock ao lançar o single “Dançar” em um feat com a cantora Tati Quebra Barraco.

Com muito humor, sarcasmo e críticas sociais e políticas, a Meu Funeral mostrou que há muito espaço para o rock voltar a cair no gosto do público. Se você ainda não ouviu, vale a pena abrir o peito e sacar o som da banda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.