Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Dicas para entrar em estúdio com segurança na pandemia

2 min leitura

Entrar em estúdio durante a pandemia tem sido uma situação muito complexa para várias bandas. Já são quase nove meses desde que o surto de Corona Vírus chegou no Brasil e, após o fechamento de todos estúdios no início da pandemia, a maioria deles está reabrindo aos poucos.

(Foto: Dmitry Demidov por Pixabay)

A questão principal do momento é, como entrar em estúdio, seja para ensaiar ou para gravar, e não se colocar em risco? A pergunta é complexa e nós da Tribhus resolvemos elencar aqui uma série de dicas, que podem diminuir o risco para você, os membros da sua banda e quem convive com vocês.

1 – Saiba como está a situação do estúdio

Muitos estúdios que reabriram as portas durante a pandemia adotaram medidas de segurança e higiene específicos para minimizar os riscos dos clientes. É muito importante, antes de marcar um ensaio, saber como o estúdio que sua banda frequenta está agindo em relação a isso.

É importante questionar como é feita a higienização das salas e dos equipamentos, principalmente, microfones.

Alias, isso é uma estrada de mão dupla, é preciso que o estúdio tenha cuidados com a higiene da sala e dos equipamentos, assim como os músicos devem respeitar as normas aplicadas pelo espaço.

2 – Tente usar horários alternativos ou sem outras bandas

É claro que para o estúdio é importante ter bandas ensaiando com frequência, para poder manter o espaço, mas se possível, marque seu ensaio em horários alternativos. Os primeiros horários do dia são uma boa opção, já que o estúdio estará limpo e há um bom tempo sem acesso de pessoas.

Outra boa opção é ver se terão bandas antes ou depois da sua e evitar isso, já que quanto menos gente tiver contato com você e seus parceiros de banda melhor.

3 – Máscara e álcool gel sempre

Dentro do estúdio, tente se manter sempre de máscara, principalmente nos espaços comuns.  Se você não canta, também não tem motivos para tirar a máscara dentro das salas, inclusive, se a máscara não te atrapalhar para cantar, não custa nada ensaiar protegido.

O álcool gel também deve estar presente. Limpe bem suas mãos antes e depois de mexer nos equipamentos e objetos da sala.

4 – Use seus próprios equipamentos

É comum alguns músicos alugarem pratos, guitarras, baixo e até mesmo cabos em alguns estúdios. Nesse momento, por mais que os cuidados sejam tomados, é melhor evitar. Leve suas coisas, inclusive cabos, evite o máximo possível utilizar coisas que outras pessoas compartilhem.

5 – Locomoção

Para evitar se expor no caminho até o estúdio, o ideal seria a banda ir toda junta, se possível, de carro. Pode parecer um pouco demais, mas é uma ótima maneira de evitar contato em espaços com grande concentração de pessoas, como o transporte público.

Pode não ser o mais fácil, ou prático, mas é bem mais seguro. No caso, é legal pensar numa logística entre as distâncias das casas dos integrantes e o estúdio escolhido. Além de deixar o caminho mais seguro, é, também, uma forma da banda poder discutir ideias e ações antes e depois de chegar no estúdio.

No fim, o importante é a banda se sentir segura durante esse período de pandemia. Então, cuide sempre de você e, assim, você estará cuidando dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.