Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Direitos autorais, dúvidas e dicas para você – Live da Tribhus

1 min leitura

As questões de direitos autorais são uma dúvida muito comum em artistas independentes, não importa quanto tempo de estrada eles tenham. São muitas questões que parecem desnecessárias ou muito difíceis de entender que acabam ficando em segundo plano.

Pensando nisso, na volta das lives da Tribhus, convidamos o músico e produtor musical Bito, para trocar uma ideia conosco e falar um pouco sobre esse mundo.

Produtor fonográfico e produtor musical

O primeiro ponto abordado na conversa é a diferença entre esses dois atores da criação de um fonograma (a sua música). O produtor musical é aquele profissional que vai dar caminhos para sua composição, te ajudar na gravação, etc. Enquanto o produtor fonográfico é o responsável por bancar a gravação daquele fonograma e, portanto, detentor de parte dos direitos de royalties daquela música, segundo explicou Bito.

ECAD e Associações

Outro ponto importante discutido durante a live foi o trabalho do ECAD na arrecadação de recursos de execução pública e das associações como distribuidoras desse dinheiro.

Para ter direito a esses lucros, é muito importante que os artistas estejam devidamente cadastrados e que cada fonograma tenha seu registro feito através das associações de maneira correta com o ISRC.

Entre os pontos frisados durante o papo, um dos importantes é o fato das agregadoras digitais atualmente criarem ISRCs que não servem para o uso das associações nacionais, são registros “irregulares”, assim sua música não consegue receber os devidos lucros.

Streaming

Por fim, também foi falado muito sobre os valores que uma música tem dentro dos variados streamings e de como entender qual deles é o melhor para apresentar seu trabalho. Segundo o convidado, a quantidade de artistas presentes na plataforma e o número de assinantes dela pode influenciar diretamente na quantidade de ganhos que você, como artista, pode ter dentro dela.

Além disso, ele deu dicas de como fugir de furadas nessa questão de direitos autorais.

Confira o papo na íntegra: https://www.instagram.com/tv/CgfsDY6MPFy/?utm_source=ig_web_copy_link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.