Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Fazer música boa não é mais o suficiente – os desafios atuais para os artistas

1 min leitura

Se você é um artista e se preocupa com seu fazer artístico, provavelmente, já ouviu por aí que só fazer música não é mais o suficiente. Por melhor que seja seu trabalho, por mais técnica que você tenha, isso não é garantia de nada.

Artista

Alias, pode não valer nada mesmo, caso você não saiba como trabalhar na indústria da música atual. Aqui na Tribhus trazemos constantemente questões que fogem do trabalho de composição e produção musical e vão para outras direções, como marketing, mídias sociais, entre outros.

Mas, apesar de a tecnologia ser uma das principais ferramentas no setor musical de hoje, é preciso entender melhor toda a complexidade desse negócio. Dessa forma, embora a tecnologia seja o ambiente onde o jogo tem rolado, ter uma compreensão ampla da criação de valor baseada na música pode ser a chave para ganhar o jogo.

E como ter essa compreensão mais ampla?

O primeiro passo é estudar. A internet está cheia da canais com dicas sobre music business. São podcasts com discussões sobre o assunto e artigos que elucidam alguns desses pontos. Obviamente, nem tudo é simples de colocar em prática. Principalmente, quando você é um artista independente e não dispõe do dinheiro que o negócio exige.

Contudo, entender algumas das regras do jogo, já te coloca em outro patamar na hora de trabalhar e organizar seus propósitos.

Se você está em uma banda a coisa fica ainda melhor. Que tal tentar desenvolver esses interesses nos seus companheiros de música? Ficar atento às mudanças tecnológicas e em novas oportunidades é um ótimo caminho para seguir.

Entender que compor e tocar boas músicas é só um dos muitos passos que você precisa para ter sucesso é indispensável atualmente. E quem não entender isso, fatalmente, ficará para trás.

Por Fernando Hound

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.