Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Música e Marketing Digital uma necessidade dos novos artistas

2 min leitura

Tem muito músico por aí que quando ouve a palavra Marketing Digital torce o nariz, finge que não é com ele, diz que isso não tem a ver com arte, entre outras coisas.

Contudo, hoje, mais do que nunca, o artista precisa entender que sem entender, pelo menos, um pouco dessas ferramentas, dificilmente, ele conseguirá algum destaque.

Não é que você precisa contratar alguém para fazer o marketing digital da sua banda, a internet está cheia de dicas, tutoriais, perfis e exemplos para você entender alguns pontos e colocar em prática no seu trabalho.

A nova realidade do mercado musical feliz, ou infelizmente, faz com que o músico seja muito mais do que um artista. Estar ligado em tecnologia, ferramentas de redes sociais, trocar informações e estar sempre ligado, porque é um mundo que está sempre se modificando.

Saber quem você pretende atingir com seu trabalho é um dos primeiros passos nesse trabalho. Entender o que você está passando com sua música e qual tipo de público você crê que se identificará com ela te dá as primeiras pistas de onde pisar.

Com isso, você saberá se seu público está no Instagram, no Tik Tok, no Facebook, ou qualquer outra rede que já exista ou surja. E como se comunicar com ele, se é com foto, vídeo, cover, dancinha, etc. Essas ferramentas, goste ou não, são necessárias.

Interpretação de métricas e constância

Em tempos de mídias sociais ditando resultados, é muito importante entender o que os números dizem. Todas plataformas possuem seus insights e, por lá, você pode acompanhar seu rendimento e o quanto seu trabalho tem sido efetivo.

Você pode entender qual é o público que tem se identificado com suas publicações, horários que costumam acessar, o que mais chama atenção deles, etc. Estar sempre atento a esses insights é muito importante e te ajuda a entender melhor não só seu público, mas como usar a rede a seu favor.

Por fim, a constância é muito importante. Não adianta aparecer apenas quando há algo de novo para anunciar. As redes te usam e querem você produzindo constantemente, só assim, elas te entregaram para um maior número de pessoas.

Estratégia

Além disso, tudo o que você for fazer é preciso usar estratégia, trabalhar com outras mídias, pensar com antecedência. Por exemplo, um lançamento não pode ser simplesmente jogar sua música, seu disco, seu EP no ar, é preciso pensar como você vai anunciar isso, trabalhar esse lançamento, pensar numa data com antecedência, entrar em contato com mídias divulgadoras, aquecer o público e, só então, de fato lançar.

Hoje existem milhares de lançamentos musicais diariamente na internet, se você não faz o mínimo esforço para se destacar, seu lançamento passa batido e todo seu trabalho na criação daquela música será perdido.

Você pode até não gostar, mas a verdade é que, se você deseja que sua música chegue às pessoas, você precisa jogar o jogo do marketing digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *