Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

O hype da internet e o primeiro disco do Arctic Monkeys completando 15 anos

2 min leitura

Em 23 de janeiro de 2006 era lançado o primeiro disco do Arctic Monkeys, “Whatever People Say I’m, That’s What I’m Not”. O disco se tornou um fenômeno e foi a porta de entrada do quarteto inglês para se tornar uma das maiores bandas de rock pós 2000.

ARCTIC MONKEYS

 

Apesar de não estar criando nenhum novo ritmo, já que bandas como The Strokes, The White Stripes, The Hives, The Libertines e tantos outros “The’s” já estarem nessa onda revival do garage há alguns anos, o disco de estreia dos Arctic Monkeys merece um capítulo à parte na história da música por um motivo muito importante, a internet.

HISTÓRICO

No início dos anos 2000, muito antes do stream dominar as execuções musicais no mundo, as mídias físicas (principalmente os CDs) e o MP3 eram as principais formas para ouvir o som da sua banda favorita. É nesse contexto que, em 2003, nasce o MySpace.

A rede social era um local onde público e artistas podiam conviver, conversar e apresentar seus trabalhos. Você simplesmente se conectava aos artistas que curtia e podia ouvir alguns sons da banda nos perfis delas e é aí que o Arctic Monkeys entra na história.

A banda, formada em 2002 por quatro jovens de Sheffield, Inglaterra, iniciou sua carreira no meio de 2003, com shows em sua cidade natal e, demonstrando qualidade desde o início, conquistaram o público local.

Na mesma época, aproveitaram para gravar algumas músicas demos, para distribuir gratuitamente nos shows. Eram 18 sons que caíram no gosto do público, que ajudava a divulgar.

Essas cópias, como tudo na época, cairam na internet e o MySpace apareceu para sacramentar o caminho de sucesso do Arctic Monkeys. Um perfil da banda foi aberto na rede social e essas músicas foram postadas lá.

O resultado? Um tremendo sucesso. A banda literalmente viralizou e se criou uma enorme expectativa em cima de um trabalho oficial do quarteto. O Arctic Monkeys assinou com a gravadora independente Domino, mostrando a força da internet e como ela estava mudando de vez o mercado musical no mundo inteiro. Tanto que, quando, em 2005, “I Bet That You Look Good on The Dancefloor”, primeiro single do disco foi lançado, a música foi direto para o número um das paradas britânicas.

NÃO ACREDITE NO HYPE

Enquanto apresentava a banda dizendo “Nós somos o Arctic Monkeys, não acredite no hype”, usando a famosa frase do grupo Public Image, Alex Turner e seus companheiros de banda aproveitaram e muito esse hype da internet. E, foi assim que, há 15 anos, quando lançado, “Whatever People Say I’m, That’s What I’m Not”, vendeu 120 mil cópias em apenas um dia e se tornou o disco de estreia mais vendido da história das paradas inglesas, com 363.735 cópias em uma semana.

Para a sorte do Arctic Monkeys, o hype se tornou real e a banda não acabou sendo só mais uma que recebe muita atenção e acaba em nada. Mas muito mais do que isso, a ascensão do quarteto de Sheffield foi um divisor de águas na história da indústria da música.

A internet, que vinha brigando com os grandes selos e gravadoras desde as batalhas do Napster com o Metallica e a popularização do MP3, entrava com tudo no jogo e mostrava a força que um bom trabalho com suporte do público pode sobressair aos grandes conglomerados e exposição massiva de mídia.

Mais do que isso, mostra que em um mundo de infinitas possibilidades com muito a ser explorado, a internet tem o potencial de suporte que o independente precisa para se conectar com aqueles que buscam o novo. Continuamos firmes, “não acreditando no hype”, mas esperando por cada vez mais deles, principalmente no rock brasileiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.