A oferta de áudio HiFi vem sendo apresentada já há alguns anos, em plataformas de streaming como o Tidal, que foi um dos primeiros a oferecer o serviço. Mas o que ele é?
O áudio HiFi, de High Fidelity, ou seja, de alta fidelidade, é considerado, atualmente, como um dos mais fieis ao áudio original gravado em estúdio.
O que ocorre, é que ele não tem as perdas de qualidade causadas pela compressão dos arquivos para formatos digitais mais comuns, como o MP3, por exemplo.
Em comparação, o som disponibilizado hoje em HiFi é superior ao que era oferecido pelos CDs, considerados pelo mercado como a mídia de melhor desempenho sonoro.
Enquanto a mídia física oferece uma frequência de 44,1 kHz a 16-bit, com qualidade máxima de 1411 kbps, alguns dos streamings em HiFi alcançam até 192 kHz a 24-bit, com qualidade de até 9216 kbps.
Além da Tidal, há pelo menos outras duas plataformas de streaming disponíveis no Brasil que oferecem o serviço de áudio HiFi, a Apple Music e Deezer. O Spotify, ainda não embarcou na nova onda, porém, deve fazer isso ainda este ano.
Claro, que a novidade não está disponível para todos assinantes e é preciso fazer um upgrade da sua conta.
COMO FUNCIONA?
Para bandas e artistas, é importante estar atento a como produzir seu material nesse formato. Atualmente, os áudios que alcançam a qualidade HiFi, são criados em diferentes extensões.
O tradicional WAV, utilizado pela maioria das publicadoras de material online. O AIFF (Audio Interchange File Format), MQA (Master Quality Authenticated), e FLAC (Free Lossless Audio Codec) e ALAC (Apple Lossless Audio Codec). Os dois últimos são extensões que conseguem comprimir dados sem perda de qualidade.
Vale a pena, quando for gravar um material novo, falar com quem fizer a masterização, para ter o áudio também com essas opções de high definition.
Contudo, é importante saber que você não conseguirá ter tal qualidade de áudio em qualquer equipamento.
Os fones tradicionais, alto falantes de smartphones e outras ferramentas mais comuns de consumo de música, não possuem a tecnologia necessária para transmitir o som na qualidade de alta definição.
Para os entusiastas do áudio, talvez seja necessário desembolsar algum dinheiro em equipamento, para desfrutar do melhor desempenho sonoro.
Para bandas, a mensagem é, esteja preparado para oferecer a maior qualidade possível, mesmo que, por enquanto, a maior parte do público não terá acesso a isso.