Seu streaming brasileiro de Rock!
Notícias

Plataforma de lives para gamers pode render mais para músicos do que streaming

2 min leitura

Um relatório de especialistas em inteligência de entretenimento da MIDiA Research divulgado na última semana revelou que os artistas têm muito mais probabilidade de ganhar mais dinheiro tocando ao vivo no Twitch do que transmitindo suas músicas online.

Streamer Switch

De acordo com o estudo, o Twitch, uma plataforma de live streaming interativa para conteúdos de jogos, música, entretenimento e esportes, é uma opção perfeita para atingir intimamente uma base de fãs. Algo que a indústria de games vem fazendo com maestria e que poderia ser copiada pelo setor musical.

Segundo Mark Mulligan, diretor da MIDiA Research, “no mercado musical de hoje, a forma de consumo está afetando e quebrando os criadores (músicos). Para que a indústria da música se desvencilhe desse ciclo disfuncional, ela precisa encontrar novas maneiras de monetizar o fandom, não apenas depender do consumo. Os artistas precisam de novas maneiras de se conectar e fazer transações de forma mais produtiva com suas bases de fãs imediatas.”

Desde o início da pandemia, muitos artistas viram no streaming a principal fonte de renda. Contudo, a receita não é suficiente para que se torne algo sustentável. Assim, plataformas que aumentem a conexão com a base de fãs e ainda gerem receita aparecem como opções interessantes, afirma o estudo.

Esses serviços podem parecer players de nicho, mas atendem a públicos grandes e altamente engajados e há uma comunidade crescente de artistas independentes que, por sua vez, constituem uma proporção crescente tanto da oferta quanto do valor da indústria musical.

Como funciona a monetização?

“Para muitos, a transmissão ao vivo começou como uma solução para criar uma experiência ao vivo entre artistas e fãs no meio da pandemia. No entanto, sua popularidade crescente, bem como oportunidades crescentes, exige que a indústria da música tire uma página da indústria de jogos e entenda que a intimidade digital é a chave para abrir a caixa para monetizar o fandom”, afirma Mark Mulligan. “Os benefícios podem ser multiplicados quando são levados aos fãs de música que também são jogadores, públicos que entenderão e traduzirão mais rapidamente os conceitos do fandom digital para a música” completa.

Segundo o relatório, há uma série de formas de monetizar as suas performances na plataforma, desde contribuições de streaming apoiadas por fãs, comentários premium, passando por assinaturas do seu canal, parcerias, publicidade e patrocínio.

Contudo, o artista precisa estar ciente que se tornar um streamer do Twitch exige um trabalho árduo para conquistar engajamento do público e, assim, alcançar níveis mais altos dentro da plataforma, possibilitando assim diferentes formas de monetização.

O duo gaúcho de indie folk The Tangerine Club, é um bom exemplo de banda que vem trabalhando bem no Twitch. Com mais de 20 mil inscritos em seu canal, a banda se apresenta várias vezes na semana na plataforma e define que a troca da estrada pelo livestream foi uma das decisões mais acertadas que já tiveram.

Clique aqui para ver o estudo completo da MIDiA Research (em inglês).

Com informações da Music Radar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.