Seu streaming brasileiro de Rock!
Notícias

Spotify apresenta insights para artistas planejarem 2023

2 min leitura

O Spotify apresentou no fim do ano sua pesquisa global Fan Study, que apresenta dados e insights gerados pela plataforma. Estes números são importantes para quem pretende entender melhor as tendências globais e buscar formas de aplica-las em suas estratégias de lançamento.

Spotify Fan Study

O primeiro bom insight apresentado na pesquisa da plataforma mostra que a América Latina é a região do mundo onde mais se descobre músicas novas. Capitaneando essa lista, São Paulo é a cidade onde mais se ouve novos sons. Foram 700 milhões de streamings de novo conteúdo. Ou seja, o público brasileiro está aberto a receber novos trabalhos e isso é uma ótima notícia para artistas, principalmente os independentes.

Com uma boa estratégia de pré-lançamento e lançamento, criando engajamento e curiosidade, há grandes chances de você atingir novos ouvintes e ampliar sua base.

Outro dado importante que o Fan Study trouxe diz respeito exatamente ao comportamento dos seus fãs com sua música. De acordo com o estudo, há cerca de 5% dos seu público que escutam sua música seis vezes mais do que todo o restante da audiência. Mapear quem são esses fãs e trabalhar com uma atenção especial para eles é importante para manter o engajamento e colher novos fãs, pois esse público costuma divulgar seu trabalho em suas redes.

LANÇAMENTOS E CATÁLOGO

Dois insights muito importantes para o seu planejamento de 2023 dizem respeito aos seus lançamentos e a manutenção do seu catálogo.

De acordo com o Spotify, 53% dos lançamentos atingem o pico de streaming mais de uma semana após o primeiro dia de lançamento. Ou seja, pensar em estratégias de continuidade de apresentação de seu novo trabalho fará com que ele tenha um alcance e performe muito melhor do que apenas a comunicação no dia do lançamento.

Outro dado interessante é o tráfego no perfil do artista. No dia do lançamento, as visualizações da sua página aumentam em cerca de 77% e da página do álbum 72%. Além disso, os streamings do catálogo aumentam de 15% a 20% em dias de novos lançamentos. Assim, pensar num calendário de lançamentos e datas importantes pode manter seu trabalho relevante durante o ano inteiro, aumentando e aproximando seu público de você.

E aí, o que achou desses insights? Que tal coloca-los em prática este ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.