Mensalmente separamos alguns dos lançamentos roqueiros que nosso radar consegue captar para que você não deixe de ouvir nenhum bom trabalho do independente brasileiro.
No mês de dezembro, mesmo com fim de ano, tivemos uma quantidade bem grande de lançamentos, principalmente de singles.
Confira alguns dos destaques abaixo.
NEISSERIA – TERCEIRO OLHO
Abrindo nossos lançamentos temos o disco “Terceiro Olho” dos paulistas da Neisseria.
O trabalho da banda, formada em 2002, é calçado no punk rock, mas traz também elementos que remetem ao hard rock e metal, como alguns timbres e arranjos de guitarra.
Com nove músicas em pouco menos de 15 minutos, o disco traz um trabalho bem produzido, com riffs de guitarra, linhas de baixo e dinâmicas de bateria muito bem executados e apresentados com muita qualidade.
Um disco que vale a curtida!
AUDIVE – REVANCHE
Continuamos nossos lançamentos com a banda carioca Audive, que lançou o disco “Revanche”.
O álbum, com sete faixas, tem como base o metalcore e mostra um trabalho bem sólido. O bom trabalho de guitarras apresenta riffs e solos marcantes, acompanhados por bateria e baixo com muita solidez, dando a força necessária para crescer as canções.
Os trabalhos vocais que misturam melódicos e guturais completam com qualidade os sons. Nas letras, críticas sociais e discussões sobre a vida e o cotidiano.
Um lançamento que vale a atenção de quem gosta do estilo.
LALALAURA – CONTO DE FALHAS
A paranaense Lalalaura fechou o ano lançando o single “Conto de Falhas”.
Com bom humor, sarcasmo e uma ótima mistura entre indie rock e pop, a jovem cantora fala sobre as dificuldades e incertezas da vida. Na parte instrumental arranjos leves e bem feitos, mas que não deixam de ser energéticos e trazer muita vivacidade ao som.
Um lançamento bem interessante da cantora.
FUD’S GANG – CAIR EM PÉ
O quarteto paulista Fud’s Gang lançou o single “Cair em Pé”.
Com um ar oitentista moderno a canção tem muita qualidade nos elementos instrumentais. A canção critica o cotidiano e as dificuldades da vida e sobre não se deixar derrubar pelas adversidades.
Um dos principais destaques da música é a identidade vocal, com um timbre muito interessante e boa dinâmica. Vale a pena conferir o lançamento!
CAMINHANTE FLUTUANTE – MARACUGINA
Os gaúchos da Caminhante Flutuante lançaram o single “Maracugina”.
O quarteto bebe de muitas fontes do rock n’ roll, como a psicodelia, além do blues e outros elementos, principalmente trazidos das bandas dos anos 1960/70.
No instrumental muita qualidade com bons arranjos e uma coesão muito equilibrada entre todos os instrumentos. Na parte vocal, uma pegada que lembra um pouco o também gaúcho Beto Bruno, da Cachorro Grande.
Um lançamento bem legal e que vale a pena ser ouvido.
PSYCHOTIC APES – A NEW LIFETIME
A banda Psychotic Apes, de Natal (RN), lançou o disco full “A New Lifetime”.
O trabalho se baseia no grunge, mas fundindo ao estilo influências de metal, hard rock e punk. Com oito músicas, o disco mostra a versatilidade da banda na produção do instrumental. As mudanças de timbres e levadas a cada canção, são nítidas e deixam bem aparentes as diversas influências que compõe o som do quinteto.
Nas letras em inglês discussões existenciais, amores e o cotidiano são colocados em pauta, acompanhados por boas execuções vocais.
Um disco interessante, que traz uma nova experiência a cada música.
CIRCUS ROCK – DIAS PASSADOS
Os cariocas da banda Circus Rock lançaram o single “Dias Passados”.
A canção forte traz elementos do hardcore melódico aliados a pitadas de pop e um tom soturno, para falar sobre a brevidade da vida e a sensação da perda de tempo.
O instrumental traz arranjos interessantes de cordas, com violão e violino trabalhando em conjunto e dando esse ar pesado ao som.
Um single que merece atenção.
JUDY AND THE OUTSIDERS – BOXING HELENA
O powertrio Judy and The Outsiders lançou o single “Boxing Helena”.
Com uma pegada que mistura o indie rock, punk, post punk e uma pitada de pop, o som é dançante ao mesmo tempo que tem uma aura obscura.
A levada de bateria, principalmente a batida da caixa, dá todo o tom para os demais instrumentos seguirem em uma levada seca e crua. Se no instrumental a bateria se destaca, o trabalho vocal completa a música com muita personalidade.
Mais um bom lançamento dos cariocas.
COIOTE S.A. – MELHOR PARTE
Os mineiros da Coiote S.A. lançaram o single “Melhor Parte”.
A banda traz toda a energia do hardcore e do metalcore em uma canção que celebra os amigos e o valor da amizade, falando sobre as idas e vindas de pessoas em nossas vidas.
No instrumental riffs pesados de guitarra se somam a um ótimo trabalho de cozinha, com baixo e bateria segurando bem a dinâmica do som. Nas vozes a mistura do melódico com um vocal mais berrado mostram bem a identidade do quarteto.
Um bom lançamento para quem curte o estilo.
ADRIANO CINTRA – ESSA PESSOA ESQUISITA
Fechando nossos lançamentos, o músico paulista Adriano Cintra apresentou quase na véspera do Natal o single “Essa Pessoa Esquisita”.
Com ótimas pitadas de indie rock, pop e elementos eletrônicos, o som discute uma relação, as sensações que envolvem os finais e as mudanças de visão que temos com o distanciamento e o passar do tempo.
Com um cantar suave aliado a bons arranjos instrumentais, a música cai bem já na primeira audição.
Figura conhecida do independente e do underground paulistano, Cintra passou por bandas como Ultrasom, Thee Butchers Orchestra e Cansei de Ser Sexy, entre muitas outras. Agora em carreira solo, o músico experimenta e traz toda sua experiência para apresentar ótimas canções, como esse single. que valem a audição.
MAIS LANÇAMENTOS
PITTY E NANDO REIS – PITTYNANDO – AS SUAS, AS MINHAS E AS NOSSAS (EP)
DESALMADO – BECOME HATRED (SINGLE)
LADO TREZE – NÃO QUERER (SINGLE)
CHUCKY RAMYREZ E OS TRAIDORES DO MOVIMENTO – GUANTÁNAMO BRASILEIRA (SINGLE)
SKAYRA – O SILÊNCIO ME FEZ MAL (SINGLE)
BAUDOLINO – E CHOVEU AQUI (SINGLE)
EMERSSON RAMONE – DISCO DE NATAL (EP)
SPELL GARDEN – LILITH (EP)
AZTLÁN – XIPE TOTEC (SINGLE)
INRAZA – AO VIVO NO FAMILY MOB (EP)
OLD AUDREY’S FUNERAL – WALKING TO THE GRAVE (SINGLE)
ANA DUTRA E CIÇA MOREIRA – O NOME DELE É ROCK N’ ROLL (SINGLE)
OCARADOMETAL – CACHORRO QUENTE VEGANO (SINGLE)
UNIDADE NOVA PRAIA – CARDEAL (FULL)
ALLÊ RODRIGUES – O PODER DO AGORA (SINGLE)
DODELLE – NO EASY WAY OUT (SINGLE)
TORUS – ALQUIMIA/FORASTEIRO (SINGLE)
VINCIS – DE ONDE ELA VEM (SINGLE)
BENJAMIN SAGA – CAATINGA (SINGLE)
INRAZA – SOCIEXIT ALIVE (EP AO VIVO)
HONIER – MINHA GAROTA (SINGLE)
EMMERCIA – THE ERROR: CYBERZOMBIE CHRONICLES (SINGLE)
CÃES – MORTE AO FALSO METAL (SINGLE)