O Rock Não Morreu – Os lançamentos de julho de 2022

Com o fim de mais um mês chegou a hora de mostrarmos os principais lançamentos de julho de 2022 na nossa coluna O Rock Não Morreu. Mantemos mensalmente nosso radar ligado para trazer alguns dos bons lançamentos do rock independente brasileiro e provar que ainda há muita coisa boa sendo produzida no país em todas as vertentes.

HOTELO – ESPEREI TEMPO DEMAIS/AGORA SOU EU

A banda paulista Hotelo trouxe ao público dois singles novos em julho, as canções “Esperei Tempo Demais” e “Agora Sou Eu”.

Com uma boa mistura entre elementos do rock e um toque muito bem feito de pop, o quarteto mostra uma ótima produção. No instrumental a banda mostra bastante qualidade, com bons arranjos e riffs de guitarra aliados a boas linhas de baixo e levadas de bateria.

Completando as composições, as letras trazem e discutem questões do cotidiano com boas poesias, cantadas com uma identidade bem interessante. Um lançamento que vale a pena ser conferido.

INOCENTES – QUEIMA!

Com mais de quarenta anos de estrada, o Inocentes, banda que dispensa apresentações, lançou o EP “Queima!”.

O trabalho, que conta com duas canções “Queima!” e “Eu Vou Ouvir Ramones”, mostra que o quarteto paulistano não se contenta em viver dos sucessos antigos e que ainda tem muito para oferecer ao público.

Simples, mas bem produzido, os sons são puro punk rock n’ roll, rápido, cru, irônico e cutucando a ferida sem papas na língua. Guitarras distorcidas, com riffs rápidos, aliados a bateria e baixo em boa coesão. Um lançamento que não pode passar batido por ninguém.

TAPETES PERSAS – MORTIFICAÇÃO

Os mineiros do Tapetes Persas são uma daquelas bandas do independente nacional que vale a pena conhecer e lançaram no último mês o single “Mortificação”.

Com influências do rock psicodélico e garageiro dos anos 60 e início dos 70, a banda traz uma boa produção, que se reflete em um trabalho coeso e muito bem entregue. No instrumental, guitarras cheias de efeitos se aliam a deliciosos arranjos de órgão e boas linhas de baixo e bateria, completando a canção, uma dinâmica vocal bem interessante.

Um lançamento modernista, com cara de novo e retrô, que vale muito a audição.

ESTADO ZERO – DESPEDIDA

A banda paulistana Estado Zero lançou o single “Despedida”, uma balada melancólica e com uma pegada bem noventista.

O quarteto, que vem lançando uma série de singles desde o ano passado, entrega uma canção bem produzida, com arranjos leves e bem trabalhados. Com uma letra densa, o trabalho vocal tem influências bem interessantes do post-grunge e do rock do fim dos anos 90 e início dos 2000.

Confira o trabalho do grupo!

XAVOSA – FOGUEIRA

As brasilienses da Xavosa lançaram o ótimo single “Fogueira”.

Com pegada que mistura o punk rock e o hardcore melódico, o quarteto traz uma canção bem trabalhada, com riffs de guitarra que dão a toada da música. Baixo e bateria dão o preenchimento de forma coeso e firme, para que o vocal, de muita qualidade, se destaque e passe a mensagem de protesto em relação à liberdade da mulher na sociedade.

Vale muito à pena conferir o trabalho da banda.

HÓSPEDES DA RUA ROSA – DAMA

Os recifenses da banda Hóspedes da Rua Rosa lançaram o single “Dama”.

O quarteto, faz uma ótima mistura de ritmos, com influências que flutuam por várias décadas da música tanto nacional quanto internacional, desde o rock psicodélico, passando pela tropicália, o samba rock e o indie rock moderno.

Com boas levadas de guitarra, violão, baixo e bateria, somados a um ótimo arranjo de flauta transversal, o som da banda é muito bem produzido e mostra uma maturidade musical muito interessante no trabalho.

Na parte da poesia da música, muita criatividade para falar sobre assuntos corriqueiros como amores e paixão. Um lançamento que merece atenção do público.

SUBALTERNOS – SUBALTERNOS

Os paulistanos da Subalternos lançaram seu segundo disco full de inéditas, o autointitulado “Subalternos”.

Com oito canções, o disco mostra o crescimento da banda, que vem ganhando cada vez mais destaque fora do país, tendo voltado recentemente de sua terceira turnê no Reino Unido, de forma independente.

Nas canções, o disco tem influências claras do street punk, com riffs cativantes e muitos sing along nos refrões, dando um tom de união tanto no protesto, quanto nas celebrações.

Um lançamento muito legal, que vale a pena ser ouvido.

BASTTARDZ – O DESPERTAR DA BESTA

Para quem gosta de peso, o quarteto Basttardz lançou o single “O Despertar da Besta”.

O som, que mistura o hardcore com o metal, faz um ótimo trabalho de crossover, com riffs de guitarra rápidos e baixo e bateria fazendo uma parede sonora jogando a música pra cima do ouvinte. O vocal, tão rápido quanto o instrumental, vem rasgado e cheio de fúria, na letra uma crítica direta contra o atual momento político do país.

Boa pedida para quem gosta de sons extremos com letras de protesto.

CHOCOCORN AND THE SUGARCANES – ESCOVAS DE DENTE

A banda Chococorn and the Sugarcanes, de Santa Barbara do Oeste, no interior paulista, lançou o EP “Escovas de Dente”.

Formada no ano passado, o grupo retoma a sonoridade emo, do início dos anos 2000, com instrumental leve e melódico em duas canções que abordam as incertezas e inconsistências dos relacionamentos e dos sentimentos.

Aliando humor ao som, a banda também faz um bom jogo de vozes, que dão uma identidade interessante ao som.

BRATISLAVA – PARTE DO QUE VEM

Fechando os lançamentos desse mês, trazemos o lançamento do disco “Parte do que Vem”, o quarto álbum full da banda Bratislava.

Com 12 canções, o disco traz a miscelânea de influências que fazem parte da criação da banda, que navega pelo rock alternativo, trazendo uma série de bons elementos para confecção de seus sons.

Boas linhas de guitarra, baixos groovados, bateria bem marcada, trabalhos vocais suaves e bem produzidos, são alguns dos bons destaques das canções. Na parte de letras a banda trabalha com primor questões cotidianas, de relacionamento e que fazem parte do crescimento e da evolução das pessoas.

Um ótimo lançamento que merece ser ouvido de ponta a ponta.

MAIS LANÇAMENTOS

LALALAURA – NÃO SEI USAR EXCEL (FULL)

SURRA – MISSEÍS DEMOCRÁTICOS (SINGLE)

DIBOB – SÓ CHAMAR (SINGLE)

RESILIENZ – AMORES MODERNOS (SINGLE)

FIBONATTIS – TARDE DEMAIS (SINGLE)

CHUCK & OS CRUSHS – PINDORAMA SESSIONS (EP)

HARDNEJA SERTACORE – UM SONHADOR (SINGLE)

OBSCURA NUVEM – 1922 (FULL)

AUTORAMAS – UM ROCK NO ESTÚDIO (EP)

PUNKZILLA! – FEMINICÍDIO (SINGLE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima