Rock foi o 4º estilo mais ouvido no mundo em 2021

Uma pesquisa da empresa de análises Viberate mostrou que o rock foi o quarto estilo de música mais ouvido no mundo nas plataformas digitais.

O estudo, que utilizou o maior banco de dados de música verificado de artistas, festivais, faixas e listas de reprodução, analisou os números anuais por trás de cada canal relevante de música e mídia social, do Spotify ao Beatport e TikTok.

A pesquisa mostra que o rock foi responsável por 14% da fatia dos estilos ouvidos durante 2021. Pop (23%), Hip Hop (17%) e música eletrônica (16%) foram os primeiros colocados nessa corrida de popularidade.

Um fato interessante da pesquisa, foi ela ter separado o Metal do rock. Com uma fatia de 3% das audições, o estilo, que é uma ramificação do rock, poderia ser somado e elevar essa posição.

Segundo o estudo, dois dos principais responsáveis por esse resultado são o TikTok e a banda italiana de hard rock Mäneskin. Que, aliás, viralizou através da rede social e alavancou a audição do estilo por um público mais jovem.

Outros nomes indicados pela pesquisa são da artista indie Mitski e o cantor Tom Grennan, que tiveram grande crescimento durante o ano.

O estudo ainda indica que em 2022 o rock deve ganhar ainda mais espaço, com o punk rock (ou pop punk) alcançando novas gerações e representado por artistas que não são, necessariamente, relacionados diretamente com o estilo, casos de Olivia Rodrigo e Machine Gun Kelly.

A pesquisa ainda lista três artistas que começaram a se destacar e que devem ser observados com mais atenção em 2022. As bandas Crawlers e Wet Leg e o artista solo Sam Fender.

Mídias antigas e mercado brasileiro

Se nas novas mídias o rock está retomando fôlego, nas mídias antigas ele ainda tem muita força. O levantamento mostrou que nas rádios o rock ainda é forte, ficando em segundo lugar, atrás apenas do pop.

No que diz respeito ao mercado, o Brasil figura em terceiro lugar entre os maiores consumidores do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. Nos streamings o ritmo mais ouvido no país é música latina (um conceito amplo assumido pela pesquisa, que agrega uma série de ritmos diferentes), seguido pelo pop e rock. Já nas rádios, há predominância de música latina, seguida de música religiosa e rock.

Uma conclusão que pode ser tirada desse estudo é que, hoje, mais do que nunca, a presença virtual conta e muito para o crescimento de artistas e trabalhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima