Seu streaming brasileiro de Rock!
Aprenda com a Tribhus

Como distribuir sua música para todas as principais plataformas de streaming

3 min leitura

O atual momento da indústria fonográfica mundial é baseado fortemente no streaming. Seja através das plataformas de áudio (Spotify, Apple Music, Deezer, etc), seja através das plataformas de vídeo (Youtube, TikTok), o streaming é a principal forma de consumo de música atualmente.

Segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) quase 60% do consumo musical no mundo se dá através dessas plataformas. Esse dado, de certa forma, é um bom sinal para artistas independentes, já que é possível para qualquer um estar nesse lugar.

Contudo, o que muitos não sabem é como distribuir sua música nessas plataformas. O que pode parecer algo complexo, na verdade é mais simples do que parece. Então, deixa a Tribhus te ajudar nisso.

Streaming gravação

DISTRIBUIDORAS

Você ensaiou, produziu, gravou, mixou e masterizou seu trabalho, agora não sabe para onde seguir com ele? O primeiro caminho é definir qual distribuidora você utilizará para publicação das suas músicas.

Mas o que é uma distribuidora? Em resumo, é a responsável por intermediar a relação entre os artistas e as plataformas de streaming. Ou seja, você não vai até o Spotify ou ao Deezer e manda sua música para eles subirem na plataforma.

Chegou, então, a hora de escolher qual a melhor forma de distribuir seu single ou álbum. Existem diversas opções no mercado nacional, sendo que algumas das mais famosas são a OneRPM, CDBaby e Ditto Music, Tratore, entre outros.

A partir daí, você precisa entender o que cada um deles podem oferecer à sua banda e qual a melhor opção para seu projeto.

Por exemplo, a OneRPM é gratuita e ajuda na criação de ferramentas de marketing, como pre-save e artes de divulgação.

A CDBaby, também oferece essas ferramentas, mas tem um custo fixo por lançamento. Tanto singles, quanto álbuns, são cobrados, mas a distribuidora retém apenas 9% da receita dos singles.

No caso da Ditto Music, é pago uma mensalidade anual, que permite ao artista publicar quantas músicas quiser e ficar com 100% dos ganhos.

Enquanto a Tratore, é um serviço especialista em artistas independentes brasileiros e cobra um preço fixo por lançamento.

Ou seja, é bom pesquisar, já que essas são só alguns exemplos de distribuidoras. Entre nas plataformas e entenda como elas funcionam, para ver qual se adequa melhor às suas necessidades e ao seu momento na carreira.

PRÓXIMO PASSO

Após a definição da sua distribuidora, o próximo passo é similar para todas, é hora de subir seu material.

Esse é um momento importante, porque se você não estiver com tudo da maneira correta, seu lançamento não será aceito, atrasará sua programação e o seu trabalho de divulgação pode ir ladeira abaixo.

Primeira coisa é o arquivo de áudio. Os arquivos precisam estar em formato wav ou flac, com 44.1kHz, 1411 Kbps e 16 bits.

Com o arquivo de áudio nas especificações corretas, você precisa ter a arte da capa. Todo lançamento precisa de uma capa, seja um single, um EP, ou um disco full.

Neste caso, a imagem precisa estar em jpg ou png, com tamanho mínimo de 3.000 x 3.000 pixels, cor RGB e resolução mínima de 72 dpi. Além disso, não é permitido que as imagens possuam logos de plataformas digitais ou websites, telefones ou marcas como “Novo lançamento”, “Novo Trabalho”, etc.

Por fim, é preciso ter um ISRC (veja aqui o que significa a sigla e como obter o seu). Caso você não possua um, a distribuidora cria um artificial para seu trabalho, contudo, essa opção não é das melhores, já que impede que você busque arrecadação da sua música em execução pública.

Tendo tudo isso à mãos é só seguir os passos para publicar seu trabalho. As plataformas são bem simples de usar e todas possuem bancos de perguntas e respostas que podem tirar dúvidas que possam surgir no momento da publicação.

LANÇAMENTO NO AR

Dependendo da plataforma, os lançamentos podem demorar de 15 dias a uma semana para estarem disponíveis, por isso, é sempre recomendável fazer o upload do seu lançamento com cerca de um mês de antecedência.

Além de evitar surpresas, esse tempo também permite que você trabalhe o marketing do lançamento, com postagens, link de pre-save, pitching da música para playlists editoriais e outras estratégias para chamar a atenção do público.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.