Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Faça Você Mesmo – Melhores softwares e plugins gratuitos para músicos

2 min leitura

É um fato que, atualmente, muitas bandas e artistas não precisam mais de estúdios e produtores para darem seus primeiros passos. Com a quantidade de softwares disponíveis e até mesmo pedais que servem de interface de áudio, o trabalho de gravar suas músicas no melhor estilo faça você mesmo é cada vez mais acessível.

Pensando nisso, listamos aqui alguns softwares e plugins gratuitos que podem ser usados por você para dar aquele pontapé inicial no seu projeto musical.

AUDACITY

Esse é um programa de edição de som bem antigo, com mais de 20 anos, mas muito funcional, principalmente para quem quer dar os primeiros passos nesse mundo. Simples e intuitivo, ele possui uma série de ações de edição úteis, além de que, com ele você pode gravar mais de um canal e produzir várias linhas instrumentais e vocais.

Disponível para MAC, PC e Linux, ele pode não ser o único software que você vai precisar, mas já pode ser bem útil, principalmente, na hora de salvar aquela ideia de arranjo, ou letra.

 

APPLE GARAGE BAND

Um dos mais famosos programas de gravação de entrada, infelizmente, está disponível apenas para aparelhos com iOS, ou seja, MAC, iPhone e iPad.

Gratuito para download na loja da marca, o aplicativo é extremamente fácil de usar e oferece não só a possibilidade de gravar vozes e instrumentos, como também oferece uma boa seleção de emuladores de instrumentos que podem ser tocados a partir de um teclado MIDI.

Além disso, o software possui loops rítmicos e o Apple Drummer, que permitem a criação de faixas personalizadas, e uma biblioteca de efeitos que inclui amplificadores de guitarra e pedais virtuais. Outro bom facilitador gratuito.

Onde baixar

VALHALLA DSP SUPERMASSIVE

Para quem quer trabalhar um pouco além, entramos nos plugins e este é um ótimo freeware para quem gosta de trabalhar com reverbs e delays.

O SuperMassive é um delay estéreo capaz de gerar feedback extremo, com uma série de pré definições, que podem te ajudar na hora de ter ideias de design de som. Disponível para PC e MAC.

Onde baixar

AMPLITUBE 5 CS IK MULTIMEDIA

Uma das melhores produtoras de emulações de amplificadores e efeitos de guitarra, a IK Multimedia apresenta esse plugin que, em sua versão gratuita, oferece uma série de pedais, amplificadores, alto-falantes, gabinetes e microfones, para você encontrar o timbre perfeito para suas gravações.

Além disso, é possível aumentar suas possibilidades, comprando novos equipamentos a partir da loja virtual da marca. Contudo, a versão gratuita já te dá boas ferramentas para iniciar. Disponível para PC e MAC.

Onde baixar

ATOMIX VIRTUAL DJ

Nossa última dica é para aqueles que querem explorar a música além das guitarras e trabalhar coisas diferentes.

O Virtual DJ é considerado o software de DJ mais popular do mundo. Mesmo sua versão gratuita não sendo ilimitada, ainda é muito funcional e é uma ótima opção para iniciantes, já que possui uma interface bem simples e fácil de usar.

O grande problema do programa em sua versão grátis é que ele não pode ser usado com outros hardwares, como controladores ou mixers analógicos, mas é uma boa porta de entrada para entender o mundo da mixagem de áudios e, por consequência, uma nova abordagem dentro da sua banda. Também disponível para PC e MAC.

Onde baixar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.