Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Pitching, você sabe o que significa e sua importância?

2 min leitura

O termo pitching vem fazendo cada vez mais parte da vida de quem trabalha com música. Contudo, ainda há quem não saiba o que ele é ou para que serve e isso pode ser um ponto crucial para o seu sucesso nos ambientes de streaming.

Pitching Playlist Spotify

O que é o pitching?

A expressão em inglês é muito utilizada na arte e funciona como uma espécie de argumentação para a venda de um produto cultural.

Fazer o pitching de um single, significa que você está apresentando esse trabalho a um curador que, caso seja convencido, fará a promoção da sua música.

Atualmente, com as plataformas de streaming, a ação é feita para conquistar espaço em playlists editorias, como do Spotify, por exemplo.

Por que fazer o pitching?

As playlists editoriais costumam ter muitos ouvintes constantes e fazer parte delas te ajudará a entregar seu trabalho a um público muito maior.

Aliada a um bom trabalho de divulgação as chances de aumentar seu público, ganhar novos ouvintes e ter um lançamento consistente aumenta bastante. Por isso, não deixe passar a oportunidade de fazer o pitching do seu trabalho.

Como fazer o pitching de um lançamento?

Promover seu som para as playlists editoriais pode ser feito através do seu site agregador para plataformas de streaming, como OneRPM e CDBaby. No entanto, para realizar essa ação para o Spotify, que possui a melhor ferramenta de pitching, é necessário ter uma conta no Spotify For Artists.

Em ambos os casos é preciso fazer a ação com certa antecedência. Pelo menos 15 dias antes do lançamento é um tempo razoável.

Assim, quando seu novo lançamento estiver disponível, ele vai aparecer na aba “Em Breve”, dentro de “MÚSICAS”, no Spotify For Artists, ou no dashboard do lançamento nos agregadores.

Chegou a hora de vender seu trabalho. Você precisa agora escrever um release sobre seu artista, falando sobre estilo, região, história e, também, falar sobre o single. Explique os motivos da música, as sensações que ela passa, o que ela representa, etc.

Apesar de terem versões em português, é sempre bom escrever esses textos em inglês.

Na sequência, você precisa selecionar os estilos que se identificam com seu lançamento e palavras que correspondam ao humor dele (nesse caso, as palavras também estarão em inglês). Por fim, escolha uma região que se identifique com sua banda.

A dica final é dar sempre o maior número de detalhes e informações, para ter maiores chances de ser escolhido. Claro, que a qualidade de gravação e da própria música contam muito. Pense que diariamente são milhares de novas canções que são enviadas e sua música estará concorrendo com elas.

Agora é esperar o lançamento e receber a confirmação se sua música foi aceita.

Por fim, foque bastante em ações de pre-save e de divulgação da música antes do lançamento, para que o resultado de seus lançamentos sejam ainda melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *