Já falamos por aqui sobre presença virtual nas redes sociais e a importância dela para sua banda conquistar alcançar mais gente. Contudo, sempre há novas coisas para se discutir nesse assunto, vamos trazer aqui mais algumas dicas e ações para te ajudar a se conectar melhor com pessoas que podem se interessar pelo seu trabalho.
Não é um trabalho simples. Achar o equilíbrio pode ser custoso, mas é uma boa forma de encontrar pessoas e ser encontrado.
CUIDADO PARA NÃO SER O VENDEDOR CHATO
Um dos primeiros pontos importantes é mostrar para o público que sua rede social não é apenas um quadro publicitário. Você quer mostrar seu trabalho, mas transformar os feeds das suas redes sociais em uma tabela de venda de produto não é legal. Com o tempo as pessoas cansam, algumas vão parar de seguir, outras bloquear as publicações e você vai perder relevância.
Ao navegar pelas timelines as pessoas querem mais do que ser bombardeadas com publicidade de um produto que, inicialmente, ela não quer. Criar materiais instigantes, criativos e diferentes podem gerar muito mais interesse e, posteriormente, essa pessoa que se identificou com suas postagens pode se tornar uma consumidora da sua música.
INTERAJA
Se no mundo orgânico a frase “quem não é visto não é lembrado” é super importante para artistas independentes, no virtual também. As redes sociais são uma via de mão dupla, as pessoas gostam de interações, comentários, curtidas.
Comentários em postagens de artistas maiores com quem você se identifica podem trazer novos seguidores. Reaja às postagens falando de sua relação com aquele assunto. Isso pode engajar o público a te conhecer.
HUMANIZE SEU TRABALHO
Se as pessoas nas redes sociais querem trocas com artistas que estão lá, você também deve mostrar mais quem são as pessoas por trás desse trabalho.
Apresente os integrantes da banda, poste como as pessoas que estão fazendo esse trabalho e não como uma entidade intangível. Poste momentos dos integrantes, hobbies, curiosidades, algumas particularidades. Tudo isso cria laços com o público e gera interesse.
REGISTRE MOMENTOS
Pode parecer básico, mas muitas bandas não registram seus momentos. Numa época em que câmeras estão facilmente a mão, não custa nada fotografar e gravar momentos do trabalho da banda.
Aqueles momentos no backstage, os bastidores de uma gravação, uma brincadeira durante o ensaio e até alguns perrengues. Além de serem momentos que geram curiosidade no público, ajudam a trazer os seguidores para perto das realidades da banda.
EXPONHA SUAS IDEIAS DE FORMA DIFERENTE
Quais os temas que movem sua criação? O que inspira sua banda? Faça postagens sobre isso. Mostre porque essas coisas te inspiram e talvez isso traga gente que se inspira pelo mesmo.
Isso pode ser um gancho para contar a história por trás de alguma música e, assim, de forma sutil você vai expondo seu trabalho ao público.
Pense sempre que, assim como você, há uma dezena de milhares de artistas buscando espaço e mostrar seu trabalho. Se você não se mostrar alguém interessante, as chances de chamar a atenção do público diminuem. Então, equilibre suas postagens para não parecer que você é só o vendedor chato que quer empurrar um produto para as pessoas.
Conquistar seguidores que se identificam de verdade com sua música, mesmo que poucos, é o primeiro passo para criar alicerces sólidos para seu trabalho.