Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Dicas de presença virtual

3 min leitura

Não importa o estilo que você toca, a mensagem que você passa ou o tempo que você está na estrada, ter presença virtual é, praticamente, indispensável atualmente. Instagram, Facebook, Twitter, Whatsapp, Tik Tok…, as opções são muitas, mas é preciso estar presente, principalmente, em tempos de isolamento social e ausência de shows e eventos.

O grande problema é que não existe uma fórmula mágica. Em muitos casos, é questão de tentativa e erro, para descobrir o que funciona ou não para sua banda.

Presença Virtual

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para ajudar você na hora de trabalhar a sua banda online.

REGULARIDADE

Os algoritmos que regem a maior parte dos aplicativos e redes sociais entregam material para o público de acordo com o que eles estão curtindo ou interagindo com mais frequência. Por isso, é comum que, por mais que estejamos seguindo alguém, raramente vemos suas postagens esporádicas.

Esse é o motivo principal, para que regularidade de postagens seja um fator importantíssimo para presença virtual. Se você posta diariamente, seu público vai curtir ou visualizar sua publicação e essa interação, vai mostrar pro algoritmo que você é relevante para aquela pessoa.

CONTEÚDO

Pensando no primeiro ponto, logo em seguida temos o conteúdo. O que é legal postar? Porque postar todo dia, só por postar e não trazer nada de interessante, pode ser um risco e causar perda de público.

Nesse caso, o artista precisa encontrar quais são os tipos de postagens que engajam seu público. Bastidores, vídeos de apresentações, cotidiano, textos, enfim, existem muitas possibilidades e algumas podem funcionar melhor do que outras.

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Você sabe com quem sua música fala? Onde está seu público? Isso é importante para saber onde jogar suas fichas na hora de pensar em presença virtual. A maioria das pessoas que curtem seu som estão no Instagram? Facebook? Twitter?

Ter algumas dessas informações é importante para direcionar bem seu trabalho na internet e não gastar energia e material no lugar errado.

IDENTIDADE

É importante que todos os canais de comunicação da banda tenham a mesma identidade. Se, por exemplo, seu canal no facebook é “/perfildabanda”, utilize o mesmo nome em todas outras redes que vocês participam.

Dessa forma, você facilita sua vida na hora apresentar ao seu público os locais onde podem ser encontrados e unifica sua marca.

QUALIDADE DO MATERIAL

Esse é um fator muito importante. Quando você está em uma rede social, seu trabalho está concorrendo com milhares de outros e os usuários estão correndo timelines, buscando por algo que chame a atenção. Assim, uma foto desfocada, escura, cheia de borrões, não vai chamar atenção. No máximo, vai fazer com que seu trabalho seja dispensado pela pessoa.

É importante ter em mente a necessidade de trabalhar com imagens de qualidade. Para registros cotidianos e, até para shows, tenha um celular com uma câmera boa. Ou, ainda melhor, contrate um fotógrafo para registrar os principais momentos da sua apresentação.

Se no estático a qualidade é importante, no vídeo a qualidade é imprescindível. Ninguém quer ver um vídeo com áudio estourado e imagem borrada. Pense sempre na qualidade que você vai oferecer pro seu público antes de postar.

SEJA PRESENTE

Mostrar ao público que você sabe que ele está ali é crucial. Muita gente comenta e interage com os perfis de bandas, seja nas postagens ou seja citando elas em stories ou nas postagens pessoais. Curtir e/ou comentar esse tipo de interação é definitivamente algo que você deve fazer. Dependendo da interação, reposte!

Isso mostra que você está atento com quem se importa com o seu trabalho e que essas pessoas são importante para você também.

ESTEJA EM TODO LUGAR

Hoje existem uma dezena de espaços onde você pode colocar sua música na internet. Esteja em todas! Isso é presença virtual. O público utiliza as ferramentas de acordo com seus gostos e necessidades e sua banda precisa ter certeza que está suprindo todas elas.

“Mas minha música já está no Youtube.” Ótimo! Ela tem que estar lá mesmo, mas precisa estar na Tribhus e todos outros lugares em que tenha alguém ouvindo música. É isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.