Seu streaming brasileiro de Rock!
Notícias

Venda de vinis tem maior crescimento desde os anos 1990

3 min leitura

Se em 2020 as pessoas passaram mais tempo fechadas em casa, a música foi, em muitas das vezes a principal companheira e, isso, reacendeu um hábito antigo que vinha crescendo gradativamente, a compra de vinis. Pelo menos, é o que mostra uma pesquisa divulgada pela associação de negócios da indústria fonográfica britânica, BPI (British Phonographic Industry).

Vinis

Os dados da associação, em junção com dados oficiais das paradas britânicas mostram que, junto com o crescimento do streaming, que hoje é utilizado por 80 % dos britânicos (no Brasil, a média é de 60 % do público), a venda de discos de vinil e fitas K7 aumentaram de maneira que não se via desde a década de 1990.

De acordo com a BPI, cada vez mais o público tem se voltado para o material físico para complementar suas opções de descoberta e acesso a música. Com isso, cada vez mais pessoas buscam seus discos favoritos do streaming em versões físicas, como vinis, CDs e até mesmo as fitas K7.

Essa nova característica, inclusive, vem sendo notada pelas gravadoras e selos fonográficos, que investem cada vez mais nesse tipo de material para seus artistas. Lançando, assim, as músicas em todos formatos possíveis.

CRESCIMENTO RECORDE

Quase cinco milhões (4,8 milhões) de LPs foram comprados no Reino Unido durante 2020, um aumento de quase 10 % em relação a 2019. Além disso, foi o décimo terceiro ano consecutivo de crescimento na venda de vinis, desde 2007. Atualmente, os vinis são responsáveis por quase 1 em cada 5 álbuns comprados no país (18%) e estão em seu nível mais alto desde o início dos anos noventa.

Importantes para a conquista desses números, ações como a Record Store Day, National Album Day e Love Record Stores, ajudaram a alavancar as vendas, com o público apoiando as lojas de discos independentes, redes especializadas e a comunidade artística.

Nesse quesito, inclusive, outro ponto importante é destacado pela pesquisa da BPI. A receita gerada por esses produtos. A venda de discos gera quase o dobro das receitas provenientes de plataformas digitais, apesar das dezenas de bilhões de streams durante o ano.

“Em um ano em que todas as nossas vidas mudaram, o poder de inspiração da música nunca foi tão evidente. A rapidez e a conveniência do streaming o tornam o formato de áudio preferido para a maior parte do público, mas cada vez mais fãs optam por se aproximar de seus artistas e álbuns favoritos em vinil”, afirmou Geoff Taylor, CEO do BPI, BRIT Awards & Mercury Prize.

K7s

Talvez uma das mídias que mais dividiu opiniões na história, o K7 vem, aos poucos, ganhando notoriedade e se fazendo presente em lançamentos de uma série de artistas.

Com cerca de 157 mil fitas vendidas durante todo o ano, 2020 observou um crescimento de 50 % na venda de K7s em relação a 2019 e o maior número desde 2003, quando foram comercializadas 243 mil fitas no Reino Unido.

É o oitavo ano consecutivo de crescimento dos K7s, que encontrou um mercado importante entre entusiastas da música de todas as idades, que valorizam o apelo retro e colecionável das fitas.

MAIS VENDIDOS

Apesar de ainda ter a figura de muitos álbuns clássicos, como “Rumors”, do Fleetwood Mac e “(What’s The Story) Morning Glory, do Oasis, a lista dos vinis mais vendidos também contou lançamentos, como “Power Up”, do AC/DC e “Ultra Mono”, do IDLES. Essa última, inclusive, um dos grandes nomes da nova safra de bandas de rock vinda da Inglaterra.

Álbuns de vinil mais vendidos de 2020
1 Fleetwood Mac – Rumours
2 Oasis – (What’s The Story) Morning Glory?
3 Amy Winehouse – Back To Black
4 Nirvana – Nevermind
5 Harry Styles – Fine Line
6 Kylie Minogue – Disco
7 AC/DC – Power Up
8 Queen – Greatest Hits
9 IDLES – Ultra Mono
10 Arctic Monkeys – Live At The Royal Albert Hall

Já nos K7s, a tendência entre os mais vendidos aparece muito mais próxima de um público jovem e pop, com nomes como Lady Gaga, Dua Lipa, Selena Gomez e o grupo de K-Pop Blackpink. Já o rock é representado pelos australianos do 5 Seconds of Summer, o britânico Yungblud e o trio norte americano Haim.

K7 mais vendidos de 2020
1 Lady Gaga – Chromatica
2 5 Seconds Of Summer – Calm
3 Yungblud – Weird
4 The 1975 – Notes On A Conditional Form
5 Blackpink – The Album
6 Selena Gomez – Rare
7 Kylie Minogue – Disco
8 Dua Lipa – Future Nostalgia
9 Haim – Women In Music Pt III
10 The Streets – None Of Us Are Getting Out Of This Life Alive

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.