Seu streaming brasileiro de Rock!
Bandas

O Rock Não Morreu – Os Lançamentos de Abril de 2022

5 min leitura

Mais um mês que chega ao fim e tá na hora de checar alguns dos bons lançamentos roqueiros que rolaram em abril, é a coluna “O Rock Não Morreu”, há mais de um ano, provando que o rock está firme e forte no Brasil.

DEB AND THE MENTALS – BABILÔNIA 

O quarteto Deb and the Mentals lançou o disco full “Babilônia”, um ótimo trabalho do grupo liderado pela vocalista Deb Babilônia.

Com 10 faixas, o disco tem uma produção excelente, e mostra o amadurecimento da banda que, após iniciar sua carreira com canções em inglês, agora compõe exclusivamente em português e mostra muita qualidade em cada uma das canções.

Com uma vibe que remete ao grunge e boas letras com questões existenciais, o quarteto mostra muito peso na parte instrumental, mas o que se destaca é o vocal rouco de Deb. Uma banda que vale muito a audição.

CANECA DO OGRO – GARRAFAS DE VINHO 

A banda virtual Caneca do Ogro, de Uberlândia (MG), lançou o bom single “Garrafas de Vinho”.

Com uma vibe de rock progressivo com folk, o trabalho conta uma história romântica, embalada pelo torpor do vinho. O que dá uma impressão onírica à canção.

Os bons arranjos, são obra do músico, artista e compositor Cláudio Silva, que dá vida aos bonecos que fazem parte da banda. O vocal fica por conta da cantora Letícia Silva, da banda Megalorock. O trabalho, tanto musical, quanto visual, merecem atenção.

INDHARMA – PLAYERS 

“Players” é o primeiro single da mega banda paulista InDharma. O septeto é formado por figuras conhecidas da música extrema da capital, como o guitarrista Vini Castellari, da Project 46.

Unindo o rock, o metal e o rap, a banda, formada este ano, mostra muita qualidade em seu primeiro trabalho. O instrumental tem arranjos e riffs bem coesos, em combinação com os beats eletrônicos. Enquanto isso, os vocais são divididos entre guturais e berros e rimas. A letra crítica, fala sobre relações humanas e as questões que envolvem a interação com pessoas.

Com roupagem moderna e sem medo de misturar elementos, vale muito a audição do lançamento.

MAGLORE – A VIDA É UMA AVENTURA 

Do peso para o soft, trazemos o lançamento do single “A Vida é Uma Aventura”, da banda Maglore.

O grupo conquistou muita atenção no circuito independente nacional e, após dois anos sem lançamentos, o grupo traz uma ótima canção, que mistura rock, psicodelia e elementos brasileiros, que dão um tom interessante ao som.

Com pegada dançante, a bateria dá o tom da música, com uma levada de caixa super cativante, juntamente com o trabalho de metais. Um ótimo lançamento da banda baiana.

SATURNINA – ANTÍDOTO 

Mais um single interessante lançado em abril é “Antídoto”, da cantora “Saturnina”.

O trabalho da brasiliense tem uma pegada pop rock de qualidade e traz alguns elementos dos anos 90 e começo dos 2000, com linhas instrumentais de muita qualidade. Apesar do ar romântico da canção, a letra fala sobre o fim de um relacionamento e a capacidade de não se deixar atingir pelas ações ou inações do outro.

Mais um single que merece a atenção!

COLOMY – POR PERTO 

Seguindo em produções mais leves, trazemos o lançamento do single “Por Perto”, do trio Colomy.

O som traz muitos elementos do folk rock, mas com elementos pops extremamente bem trabalhados na produção. A banda ainda consegue colocar uma pegada bem tradicional de rock n’ roll no solo de guitarra que finaliza a canção.

Com toada leve, o vocal dividido canta sobre o amor e a necessidade de estar junto à pessoa amada. Mais um bom lançamento do trio, que nasceu durante a pandemia e já apresentou alguns bons trabalhos nesse período.

SUBALTERNOS – PALAVRAS VAZIAS 

Os paulistanos da Subalternos apresentaram em abril o single “Palavras Vazias”.

O trabalho apresenta uma boa crítica em relação a situação política e social que o país vive atualmente, com muita demagogia e falsidade. No instrumental, boas frases de guitarra, acompanhadas por linhas de baixo muito interessantes, que se complementam com uma levada firme de bateria.

A banda vem se destacando como um dos nomes interessantes do street punk brasileiro e chamando a atenção do público de outros países, estando confirmada pela terceira vez no line up do Rebellion Festival, na Inglaterra, um dos maiores festivais de punk rock do mundo.

Para quem gosta do estilo, vale a pena ficar atento no trabalho do quarteto.

SK8BAR – 100PRE TER RAZÃO 

O quarteto de Curitiba Sk8Bar lançou o single “100pre Ter Razão”.

Misturando elementos do rock, hardcore e rap, a banda apresenta uma canção que remete diretamente aos sons dos anos 90 e início dos 2000. O instrumental possui uma boa coesão entre baixo e bateria, que dão o tom para o acompanhamento das linhas de guitarra, que hora soam mais pesadas, hora mais aéreas.

Boa pedida para fãs de bandas como Charlie Brown Jr., Detonautas e Planet Hemp.

EVE DESIRE – GAIA 

O ótimo duo de metal sinfônico Eve Desire lançou em abril o single Gaia.

A abertura do single mostra toda a grandiosidade do trabalho da banda, que se aventura pela primeira vez em compor fora da língua inglesa. Formada por um casal brasileiro, mas, atualmente, morando na Argentina, a banda mistura passagens em inglês, português e espanhol durante a canção. Uma mistura, que pode soar estranha de início, mas que caiu muito bem.

Na parte instrumental, o grupo mostra toda sua qualidade e virtuosismo. Ótima pedida para fãs de metal e suas ramificações.

 

GANGGORRA – O QUE É BOM PRA MIM? 

Fechando a coluna O Rock Não Morreu, mais um lançamento para quem gosta de punk rock é a banda Ganggorra, com o single “O que é Bom Pra Mim?”

O single é o primeiro lançamento do quarteto e já mostra muita consistência e maturidade na produção do som, apesar de ser formada por quatro jovens. No instrumental, uma pegada muito interessante de guitarra, com bons riffs e solos, acompanhados por uma cozinha redonda, com baixo e bateria em sintonia fina.

A letra também tem aquele ar juvenil, com questionamentos sobre a vida e sobre o que devemos tomar para nós, mas cantado com um furor que revigora ao ouvir.

A banda surge como uma aposta de membros dos membros do CPM 22, Badauí, Phil e Ali. Bora torcer para que ganhe espaço e dê ao rock o frescor que ele precisa.

MAIS LANÇAMENTOS

BULLET BANE – PRA NÂO TER QUE ENXERGAR ONDE ERREI (SINGLE)

RATOS DE PORÃO – AGLOMERAÇÃO (SINGLE)

SUBROCK – ESPERANÇA (EP)

ROSA TIGRE – SESSÃO DA TARDE/NINGUÉM LEU, NINGUÉM OUVIU (SINGLE)

MANIFESTE – NÃO SEI SE EU TÔ LEGAL (SINGLE)

TOLLREST – RECOMEÇO (SINGLE)

OS ROUCOS – PISTA DE DANÇA (SINGLE)

THE FLANDERS – LONGE DO FIM (SINGLE)

PARANOIA BOMB – UMA NOVA APOSTA (SINGLE)

GUSTAVO KALY – DEPOIS QUE A GUERRA TERMINOU (SINGLE)

AUTORAMAS – ESTUPEFACIANTE (SINGLE)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *