Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Planejamento de ano novo para sua banda

2 min leitura

Ano acabando, vacina em alta no país, muitas bandas voltando à ativa, e qual o seu planejamento? O que você vai fazer em 2022?

Está na hora de se preparar para o novo ano, ativar planos e trabalhar muito para aproveitar o momento. Por isso, vamos dar algumas dicas de como se organizar para 2022.

Planejamento

ENSAIOS

Sua banda ficou parada por quase dois anos, não adianta querer voltar para estrada com tudo. O primeiro passo é a retomada dos ensaios. Certamente vocês perderam um pouco de ritmo, sempre tem aquele membro que não estudou e/ou praticou durante o período de pandemia. Ou seja, é hora de voltar a criar calos nos dedos, bolha na mão e afinar a voz.

A maioria dos estúdios já estão de volta à ativa, com horários livres e respeitando protocolos de higiene. Se proteja, vá de máscara, tenha sempre álcool gel por perto, e retome o ritmo.

GRAVAÇÕES

Se faltou ensaio, sobrou inspiração. Muitos artistas estão com uma série de ideias e produções prontas para colocar em prática.

Novamente, os ensaios são importantíssimos. Se há ideias, elas precisam ser lapidadas. Muita banda conseguiu trabalhar bastante na produção, mesmo remotamente, mas nada como afinar as ideias juntos.

Ensaiem, gravem os ensaios, ouçam esses áudios, organizem as ideias e não tenham medo de dispensar algo que não está ficando bom.

Quando tudo estiver da melhor maneira possível é hora de gravar. Faça um organograma e defina metas para a gravação, assim, você não perde tempo, otimiza o trabalho e gasta menos.

Encontre o local para gravar, é sempre importante saber outros trabalhos que já foram feitos no estúdio. O orçamento de bandas independentes costuma ser curto, portanto, escolher bem onde fará o trabalho é muito importante.

Não se esqueça de deixar uma parcela do seu orçamento para a divulgação do trabalho, gravação de clipes ou lyric vídeos, promoção, etc.

SHOWS

As bandas também estão morrendo de saudades dos palcos. Enquanto algumas já conseguiram fazer alguns poucos shows em 2021, a grande maioria está sedenta por voltar a tocar para as pessoas. É hora de programar isso também!

Ao mesmo tempo que o público também quer voltar a curtir eventos ao vivo, não devemos esquecer que a Covid ainda está por aí. Pensar em eventos que priorizem o bem estar geral é importantíssimo.

Além disso, a “concorrência” é grande. Todo mundo esteve parado, então há um grande número de artistas querendo voltar a tocar. Além disso, muitos locais não aguentaram se manter durante a pandemia e fecharam as portas. Ou seja, há mais gente querendo tocar do que lugares para receber todos esses artistas.

É hora de se comunicar e se organizar. Busque se juntar com outros artistas, crie propostas interessantes. Se movimente para, inclusive, criar espaços para eventos.

Se você ficar parado, esperando um evento cair no seu colo, vai ficar para trás.

MÍDIAS SOCIAIS

Por fim, nunca é demais lembrar da presença virtual. Mesmo que estejamos, aos poucos, voltando a normalidade, a forma de se comunicar com o público e divulgar trabalhos, atualmente, são as redes sociais.

Se você ainda não entendeu a necessidade de cuidar bem das suas redes sociais, talvez seja a hora de começar. Se preocupe em fazer postagens com constância. Aproveite a volta da rotina de ensaios para criar e trazer novos e interessantes materiais para o seu público.

Então, bora trabalhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *