Seu streaming brasileiro de Rock!
Cultura

Relação com a imprensa – Como produzir um release de qualidade

2 min leitura

Todo artista que procura crescimento na carreira em algum momento precisará de contato com a imprensa. Mídias especializadas, blogs, jornais, revistas e portais são alguns dos espaços onde sua banda ou trabalho artístico poderá ser divulgado. Contudo, nem toda banda entende a importância de um bom release para se apresentar.Release para imprensa

MAS O QUE É UM RELEASE?

O release nada mais é que uma espécie de currículo da sua banda. Nele, você escreverá a história da banda resumidamente. Dados como ano de formação, integrantes, inspirações e influências, são imprescindíveis, para apresentar e criar uma imagem do seu projeto.

Com essas informações básicas, o jornalista que receberá seu material já terá uma base para, primeiramente, entender sua proposta e saber se seu trabalho se encaixa na linha editorial dele e, também, informações para basear uma matéria sobre sua banda com qualidade e boas informações.

É importante ser bem redigido, objetivo e, ainda assim, destacar, de forma reduzida, a trajetória do seu projeto até o presente momento.

Aliás, isso é outro ponto importante. Seu release não é algo imutável. Conforme sua banda produz e lança novas coisas, você deve atualizar seu release, inclusive, tirando informações que já não são mais importantes, pois seu projeto está em um novo momento.

Outro ponto importante a se considerar é a função do release que você está escrevendo. Ele é para apresentar a banda? Então, coloque o nome do artista no título seguido e, no título dos e-mails, deixe claro que é um release de apresentação da banda.

LANÇAMENTOS

Caso você queria divulgar um lançamento, escreva um texto coeso sobre ele. Coloque já no título o nome e o motivo, por exemplo: Banda X apresenta seu novo single “y”. Dessa forma, você comunica com mais facilidade o que está apresentando.

Para contar a história, fale sobre o lançamento, explique rapidamente do que se trata, curiosidades relevantes sobre ele, detalhes sobre produção, gravação e finalização e, o mais importante, data de lançamento e como será lançado (físico, streaming, etc).

Completando o release de lançamentos, é sempre importante acrescentar como um subtítulo um release curto com a trajetória da banda, como falamos acima.

Por fim, seja estratégico em seus contatos com imprensa. Pense em parcerias para lançamentos exclusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.