Seu streaming brasileiro de Rock!
Notícias

Inquérito britânico diz que modelo de streaming precisa de um “reset”

2 min leitura

O modelo de streaming precisa de uma “reinicialização completa” para lidar com os “retornos lamentáveis” que os músicos recebem. Essa, é a conclusão de um relatório conduzido pelo governo britânico sobre a economia do streaming de música.

Streaming Parlamento Inglês Inquérito

Parlamento inglês discutiu questão do streaming.

Desde o ano passado, um comitê do Departamento de Cultura, Mídia, Digital e Esporte (DCMS) do Reino Unido tem examinado o modelo de negócios da indústria do streaming e se ele é justo ou não para compositores e artistas.

Em entrevista para a revista britânica NME, Julian Knight, presidente do comitê da DCMS, afirmou que: “Embora o streaming tenha trazido lucros significativos para a indústria da música gravada, o talento por trás dele – intérpretes, compositores e compositores – está perdendo. As questões que examinamos refletem problemas muito mais profundos e fundamentais dentro da estruturação da própria indústria da música gravada.”

O político ainda falou sobre as preocupações sobre como o mercado tem operado, que traz vantagens injustas para as plataformas, em relação ao setor musical independente.

AÇÕES

O inquérito apresentou algumas recomendações ao governo que incluem:

– O governo deve legislar para que os artistas tenham direito a remuneração equitativa para a receita corrente.

– Realizar um estudo de mercado completo sobre o impacto econômico do domínio dos principais grupos musicais (gravadoras e grandes selos).

– O governo deve introduzir obrigações robustas e legalmente aplicáveis ​​para normalizar os acordos de licenciamento para serviços de hospedagem, para lidar com as distorções do mercado e a lacuna de valor do streaming de música.

Após a divulgação do documento com mais de 100 páginas, alguns dos responsáveis pelo início das conversas com o governo deram seu parecer sobre o assunto, como o fundador do movimento #BrokenRecord, Tom Gray que afirmou: “O relatório é brilhante e vai direto ao ponto: a indústria da música tem um problema sério. Os lucros estão disparando, as margens estão melhores do que nunca, o valor da indústria outrora destruída pela pirataria está previsto para eclipsar qualquer coisa vista em nossas vidas dentro de uma década, mas artistas e compositores estão sendo deixados para trás.”

Como falamos anteriormente por aqui, centenas de artistas britânicos assinaram recentemente uma petição para que o governo analisasse a questão do streaming e criasse um ambiente mais justo para seus artistas.

O próximo passo, é saber como serão feitas essas conversas com os representantes das empresas de streaming e esperar que tais mudanças cruzem o oceano e se reflitam por aqui.

Saiba mais informações no site da NME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.